Anuncie Aqui !

Oque é Nyahbinghi ?

terça-feira, 7 de agosto de 2012
NYAHBINGHI 


Nyahbinghi é um conceito filosófico que se insere no contexto Rastafari e tem como fundamento a propagação da cultura rasta através da música.

Uma das possíveis origens do termo Nyahbinghi, vem do leste africano e está relacionada com o culto da resistência ao domínio colonial. 

No dicionário rasta, encontramos os seguintes significados para Nyahbinghi: 
1. Morte a todos os opressores (negros ou brancos); 
2. Guerreiros do leste africano que resistiram aos colonizadores europeus; 
3. Grande encontro dos rastas (concentração com fins espirituais); 
4. Rastas ortodoxos, tradicionais; 
5. Tambor. 

Na Jamaica, o Nyahbinghi é considerado o mais importante encontro dos rastas. Pode ser comparado a um congresso e geralmente dura de um a três dias e por muitas vezes, até uma semana. Nestes encontros, o som dos tambores aquece o ambiente onde reina uma onda de espiritualidade com muita paz e harmonia. 
O homem Nyahbinghi deve abster-se das condutas imorais, adulteras e que no geral vão contra os princípios de JAH. Deve manter-se longe de toda alimentação não Ital, tem de estar longe de atividades corruptas e criminosas e como um verdadeiro filho de JAH Rastafari, deve lutar sempre pela paz. 

Os tambores Nyahbinghi são tocados unicamente por irmãos rastafari durante as horas dos cânticos. Um não rasta não tem permissão de tocar os tambores. 


A abertura do encontro é realizada através da recitação dos Salmos 1, 121, 122, 133 e 24. 

Durante o encontro Nyahbinghi, uma fogueira é acesa com a recitação de sete salmos: Salmo 68, Salmo 2, Salmo 83, Salmo 94, Salmo 20, Salmo 11 e Salmo 9. 

Os irmãos dançam em harmonia enquanto outros tocam os tambores. Há um revezamento, mas sempre sem a música parar.

Muitas bandas de reggae music adotam o uso dos tambores Nyahbinghi em suas músicas e dentre as bandas nacionais, podemos citar a banda “Ponto de Equilíbrio” com Rodrigo Fontenele comandando os Nyahs. Além se exercer sua função de músico dentro da banda, Rodrigo dedica parte de seu tempo à fabricação dos tambores, tanto para uso, quanto para a venda.
▲ Topo